sábado, 15 de novembro de 2014

O Pequeno Homem das Montanhas - Dersu Uzala: Ecologia, Semiótica e Arte


Na próxima quinta-feira, 20 de novembro, vai ser lançado o meu ensaio O Pequeno Homem das Montanhas – Dersu Uzala: Ecologia, Semiótica e Arte, publicado pela Fortunella Casa Editrice. O lançamento acontece a partir das 19:00 na Livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, em Natal.

Cena de Dersu Uzala, de Akira Kurosawa

O explorador, cartógrafo e escritor Vladimir Arseniev percorreu a taiga da região siberiana do Uçuri ao longo de mais de vinte anos de expedições. Numa delas, em 1902, conheceu o caçador nômade Dersu Uzala. Nasceu entre os dois uma profunda amizade, que o escritor reconstruiu no livro Dersu Uzala, publicado em 1923, em que se baseia o filme homônimo que Akira Kurosawa dirigiu em 1975.

Essa amizade nascida entre as montanhas simboliza o diálogo e a miscigenação possíveis entre cultura científica e outros saberes e métodos de aproximação ao real. É o que defendo em O Pequeno Homem das Montanhas, uma viagem transdisciplinar que - usando como operadores a narrativa literária de Arseniev e a cinematográfica de Kurosawa – se interroga sobre questões epistemológicas cruciais como as relações entre sujeitos humanos e ambientes não urbanos, o trinômio sujeito-objeto-representações, os conceitos de híbrido, de humano e não humano, de vivo e não vivo, de relação direta e mediada com o real.

Na minha visão, a vida e a obra de Arseniev encarnam a riqueza, a polifonia e a intrínseca mestiçagem de uma ciência não fechada, de uma ecologia dos conhecimentos que faz dialogar e hibrida certezas e incertezas, rigor e sensibilidade. A vida de Dersu, por sua vez, encarna um modo de ser, de conhecer e de viver que faz da instabilidade, da imponderabilidade, da incerteza, da mudança incessante o húmus para o florescimento de uma ética do cuidado e da solidariedade. Estilos de vida, ambos, cada vez mais ameaçados. Mas seu eco conseguiu chegar até nós e ainda podem instigar mudanças em nossos modos de ser, de conhecer e de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário